Passaporte_Mercosul

Um levantamento organizado pela consultoria Henley & Partners e pela Associação Internacional de Transportes Aéreo mostra que o passaporte brasileiro é o segundo mais “valorizado” na América Latina.

O conceito leva em consideração a quantidade de países que exigem a obtenção de visto par o turista portador de determinado passaporte.

Por esse critério, o documento argentino é, entre os da região, o que abre mais portas: 157 países dispensam os argentinos de visto em 2008, ano do levantamento anterior, eram 127. Brasileiros estão a um país atrás na lista: não precisam de visto para entrar em 146 nações em 2008, eram 122.

A consultoria fez o levantamento com base em 219 destinos turísticos do mundo, incluindo países e territórios.

Se na lista regional o Brasil está em segundo lugar, na global vem um pouco atrás: tem o 19º passaporte que menos precisa passar por burocracias de vistos. A Argentina vem uma posição à frente no ranking, liderado por três países europeus: Finlândia, Reino Unido e Suécia; cidadãos desses países entram livremente em 173 destinos.

No extremo da lista, o passaporte menos valorizado é o do Afeganistão: só 28 destinos dispensam cidadãos desse país de visto. Á frente dele vêm Iraque (31 países), Paquistão e Somália (32 países cada um).

Fonte: Folha de São Paulo

Facebook Comentários
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments