Nova York

Nova York é a cidade mais cosmopolita do mundo que pulsa dinamismo e agito cultural. Um dos destinos turísticos mais procurados nos Estados Unidos é visita obrigatória, mesmo que uma vez na vida.

 

Margeada pelo rio Hudson, Manhattan corresponde à área mais rica de Nova York. É onde estão localizados o centro financeiro, na famosa Wall Street, a sede da ONU (Organização das Nações Unidas) e das principais universidades: Nova York University (NYU) e a Universidade de Columbia. A ilha de Manhattan pode ser dividida em três partes: Uptown (tradução literal para “parte de cima da cidade”) possui no seu coração o Central Park. Ainda um pouco mais acima, a região é conhecida como “Way Uptown” (na tradução literal, “muito mais acima”) é onde estão bairros como o Harlem.

O meio da cidade, Midtown, é a região em que se localiza o Rockefeller Center e bairros como Chelsea, Gramercy e Hell’s Kitchen. E a parte de baixo da cidade, Downtown, onde se localizam, na ponta da ilha, o Financial District, em que já se pode avistar a Estátua da Liberdade; a ponte do Brooklyn e também a área onde estão os idolatrados bairros Tribeca, Chinatown, Lower East Side, West e East Village e Soho.

Os roteiros para conhecer a cidade são infinitos e podem ser feitos até mesmo de forma temática, como conhecer, por exemplo, a cidade a partir de visitas a locações de grandes filmes rodados ali.

Parada obrigatória, a Times Square é o ponto turístico mais visitado do mundo e recebe, por ano, aproximadamente 35 milhões de turistas. O bairro Greenwich Village é considerado a Meca da criatividade, boemia e rebeldia, em Nova York é outra visita que deve entrar no roteiro. E, claro ir ao observatório do Empire State Buildin é verificar a grandiosidade de NY.

Os musicais nas casas ao longo da Broadway complementam a imponência de super-museus como o MoMA, o Metropolitan e o New Museum ou os disputados eventos esportivos em templos sagrados como o Yankee Stadium e o Madison Square Garden.